Com intuito de aproximar os professores da rede municipal com o ecossistema, e capacitá-los para fortalecer o trabalho em sala de aula, a Prefeitura de Lauro de Freitas por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e a gestão da Área de Proteção Ambiental- APA Joanes-Ipitanga, propiciou que os educadores realizassem uma visita técnica ao Parque das Dunas, que fica em Salvador.
Durante a visita, os professores puderam conhecer uma importante unidade de conservação urbana, com uma grande biodiversidade, que inclui ambientes de restinga, dunas e áreas úmidas, fundamentais para a preservação da fauna, flora e recursos hídricos da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A trilha interpretativa foi um dos principais instrumentos para proporcionar um aprendizado prático e enriquecedor.
O coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da SEMED, Antônio Cláudio, destacou a relevância do contato direto com o ambiente natural para a formação docente. “Esse é um projeto pedagógico importante que estimula tanto alunos quanto professores a vivenciarem a educação ambiental. Acredito muito na educação afetiva, que se desenvolve através dos sentimentos, do olhar, do sentir e do tato. Tenho certeza que os professores certamente levarão essa sensibilidade para seus alunos nas salas de aula”, disse o professor.
Para o representante da gestão da APA, Geneci Braz, essa iniciativa vai além da formação técnica, ela ajuda no trabalho de educação ambiental contínua e participativa. “A APA busca compartilhar conhecimentos sobre as características naturais e os impactos ambientais da região com a população local, especialmente com os professores, para que eles levem essa troca para a sala de aula. O aprendizado desses docentes se torna uma prática educativa diária, fomentando a conscientização das próximas gerações”, sinalizou.
A visita ao Parque das Dunas, que está inserido em uma bacia hidrográfica que responde por cerca de 40% do abastecimento de água da capital e da região metropolitana, aconteceu no dia 31 de julho, e contou com a participação de 30 professores de Lauro de Freitas.