Com a proximidade do encerramento do processo do Censo Escolar 2025, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) reuniu os 82 gestores das unidades escolares do município para alinhar a importância da efetivação e validação das matrículas no Sistema de Gestão Escolar – SÁBIO, além de outras demandas das referidas instituições de ensino. A reunião aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), localizado na Avenida Luiz Tarquínio Pontes, nesta quinta-feira (22/5).
De acordo com a secretaria, esse encontro é fundamental para sinalizar aos gestores a importância de lançar os dados de todos os alunos matriculados na rede no sistema, já que muitos dos recursos da educação são provenientes do governo federal, que se baseia nos dados do Censo.
“Essa reunião serviu para alinhar o lançamento dos nossos alunos no Censo que encerra dia 28 de maio. Então com isso, a gente reforça o pedido para que as escolas não deixem de lançar os dados para não perdemos recursos para o próximo ano. São verbas utilizadas na merenda escolar, na pactuação de projetos, no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE interativo), pagamento de educadores sociais, entre outros”, explicou o subsecretário da SEMED, Vanilson Luz, conhecido como Mizoca.
A reunião também tratou de outras demandas voltadas aos funcionários, professores, pedagogos, além da estratégia de organização da rede. Para Luciano Reis, diretor da Escola Municipal Solange Coelho, localizada em Itinga, essas reuniões são muito produtivas para o funcionamento das unidades escolares. “Alinhar é sempre importante, pois ajuda a colocar as escolas e a educação no trilho, esse é o caminho para que juntos consigamos levar às escolas para um caminho certo, no rumo que a gente quer, que é a educação de qualidade. A prefeitura ganha muito quando proporciona esse momento”, sinalizou o gestor da unidade.
Além dos gestores, o encontro contou também com a presença de técnicos da secretaria de Educação.