Três professores do Nordeste e uma de Santa Catarina se reunirão online nesta terça-feira (10), a partir das 19h, para o evento “Cidadania Digital na Prática: experiências de professores em sala de aula”.
No bate-papo, os professores irão partilhar suas experiências na aplicação da Disciplina de Cidadania Digital, desenvolvida pela SaferNet e o Governo do Reino Unido, na prática diária com estudantes, neste segundo semestre.
O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube da SaferNet.
A Disciplina de Cidadania Digital é um componente curricular criado para alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental.
A disciplina tem planos de aula para 44 horas/aula e é dividida em 5 módulos que podem ser aplicados na íntegra ou parcialmente pelos professores.
Quatro professores, diferentes realidades
Participarão do evento online da SaferNet os seguintes educadores:
Ana Paula Lopes da Silva, da Escola Professora Maria do Carmo de Araújo Maia, em Campo Formoso, Bahia;
A professora aplicou a disciplina para alunos do 8º e 9º anos do fundamental. Os alunos apresentaram os temas propostos em dinâmicas como rodas de conversa e uso de metodologias ativas (quando os próprios estudantes são protagonistas no processo de construção do conhecimento).
Luis Henrique Nunes de Sousa, do Centro de Ensino Doutor José Neiva, em Pastos Bons, Maranhão;
Apesar da baixa conectividade à internet de banda larga na sua região, o professor estimulou debates sobre uso excessivo das redes sociais, desinformação e bem-estar digital entre os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Luciana Ramos Alves, da Escola Cidadã Integral Bartolomeu Maracajá, em São José dos Cordeiros, Paraíba;
A professora ministrou os conteúdos da disciplina para alunos do 8º ano do fundamental ao 3º do médio, da cidade e da zona rural do município, localizado no Cariri paraibano e procurou fazer com que o conteúdo em sala de aula chegasse à comunidade escolar, devido sua importância.
Rafaela Amaral Passos, da Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar, de Joinville, Santa Catarina.
A professora ministrou os conteúdos da disciplina para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio e juntos criaram histórias em quadrinhos para conscientização do ciberbullying e construção de um ambiente online mais seguro e respeitoso.
O bate-papo dessa terça-feira será mediado pela psicóloga Bianca Orrico, da SaferNet, que atua nos projetos de Educação da ONG e no Canal de Ajuda da instituição.
Disciplina pelo Brasil
Em dois anos de aplicação no país, a Disciplina de Cidadania Digital já alcançou 356 escolas de 242 cidades, localizadas em 18 estados e no Distrito Federal. No momento, mais de 40 mil alunos tiveram acesso aos conteúdos da plataforma em sala de aula, ministrados por 416 professores.
Em todas as unidades da federação, mais de 15500 professores se matricularam no Curso para Formação de Educadores da Disciplina, disponível no site do projeto e na Plataforma Avamec.
Saiba detalhes de como está a aplicação do projeto pelo país em nosso mapa interativo.
Inscrições para prêmio terminam dia 15
Professores que aderiram à Disciplina de Cidadania Digital e que desenvolveram neste segundo semestre atividades a partir do caderno de aulas do projeto têm até 15 de dezembro para se inscreverem na segunda edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação.
O prêmio levará em consideração relatos de experiência que se destacaram pelo protagonismo estudantil, engajamento com a comunidade, empoderamento digital e práticas pedagógicas.
Na inscrição, o professor ou professora contará como os conteúdos sobre bem-estar digital, privacidade, ciberbullying ou outros temas que fazem parte da disciplina foram trabalhados e impactaram positivamente seus estudantes, a escola ou a comunidade.
Atenção: só podem se inscrever no prêmio professores que aderiram formalmente ao projeto em 2024. Para aderir, clique aqui.
A premiação será entregue em São Paulo, no dia 11 de fevereiro de 2025, no evento principal do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil.
Sobre a SaferNet
A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital e o programa Cidadão Digital.
Texto publicado em 9/12/2024
Safernet Brasil
Assessoria de Imprensa
Marcelo Oliveira
11-98100-9521