Educação digital será obrigatória a partir de 2026; mais de 16 mil professores já se capacitaram com curso da SaferNet
A SaferNet realiza nesta quarta-feira (10), a partir das 19h, a transmissão ao vivo “Cidadania digital na prática: experiências de professores em sala de aula”, na qual cinco professores que já vêm aplicando aulas de cidadania digital para alunos do ensino fundamental e médio em escolas públicas do Nordeste, Sudeste e Sul do país trocarão ideias sobre como tem sido esse trabalho.
A partir de 2026, a Cidadania Digital passa a ser um dos temas obrigatórios nas escolas do país, seguindo as diretrizes do MEC para a Educação Digital e a BNCC Computação. Porém, mais de 43 mil professores de todo o país já estão um passo à frente, pois matricularam-se no curso de formação Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula, criado pela SaferNet em parceria com o governo do Reino Unido.
Entre os matriculados no curso, disponível na plataforma Avamec, mais de 16 mil educadores concluíram a formação e parte deles já está levando esse conhecimento para seus alunos e quase 102 mil estudantes já foram alcançados por este conteúdo desde 2023.
Neste dia 10, a partir das 19h, cinco professores que estão utilizando a Disciplina de Cidadania Digital da SaferNet participarão da live. A transmissão será pelo canal do YouTube da SaferNet. O evento é voltado especialmente para educadores, gestores, estudantes e seus pais e responsáveis, mas a live estará aberta ao público em geral.
Conheça os professores que participarão:
Adrieli Silva dos Reis Andreatta, da Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves (Campina Grande do Sul, Paraná);
Luísa Pereira de Sousa Neta, do Centro de Ensino Antônio Sirley de Arruda Lima (Formosa da Serra Negra, Maranhão);
Monyse Tesser Panacci, da Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza , campus Zona Leste (São Paulo, SP);
Tatiana Santos Oliveira, do Colégio Estadual Filinto Justiniano Bastos (Seabra, Bahia), e;
Tiago Nunes Severino, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Januária (Januária, Minas Gerais).
Algumas dessas escolas e professores já foram reconhecidos pelo Prêmio Cidadania Digital em Ação, promovido pela SaferNet. Na edição de 2024, Adrieli e sua iniciativa de adaptar o tema para alunos do terceiro ano do ensino fundamental ficaram em segundo lugar.
Já o colégio Filinto Justiniano Bastos teve o projeto que ficou em primeiro lugar na edição passada.
Serviço
Transmissão ao vivo: “Cidadania digital na prática: experiências de professores em sala de aula”
Quando: 10/12/2025
Horário: 19h
Onde: YouTube da SaferNet
Sobre a SaferNet Brasil
A Safernet completa 20 anos de existência neste mês de dezembro. Durante sua trajetória, a ONG brasileira tornou-se referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no enfrentamento aos crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização.
A Safernet mantém o Canal Nacional de Denúncias www.denuncie.org.br, conveniado ao Ministério Público Federal e o Canal de ajuda.org.br, o Helpline, para o acolhimento e orientação às vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital .
A SaferNet entrou este ano para o grupo dos hotlines que mais contribuíram globalmente para a detecção de páginas com material de abuso sexual infantil, a partir de denúncias e de busca pró-ativa com ferramentas de detecção, segundo o último relatório global do InHope, associação internacional que reune 57 canais de denúncia em 52 países.
Texto publicado em 10/12/2025
Mais informações à imprensa:
Marcelo Oliveira
Assessor de Imprensa
SaferNet Brasil
Whatsapp: 11-98100-9521
imprensa@safernet.org.br



















