O secretariado da Prefeitura de Lauro de Freitas participou, na tarde desta terça-feira (19/8), de uma apresentação técnica do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município, fortalecendo micro e pequenos negócios.
Desenvolvido em ciclos de trabalho, o programa atua no fortalecimento do ambiente empresarial nos municípios. Entre os principais eixos de atuação estão: Gestão de Políticas Públicas, que visa consolidar a agenda municipal e estruturar um plano de fomento de longo prazo; Compras Públicas e Acesso ao Crédito, que estimula a participação de pequenos negócios em licitações e promove articulação com instituições financeiras; Empreendedorismo na Escola, que insere a cultura empreendedora na rede de ensino, incentivando desde cedo a formação de novos empreendedores; e a Sala do Empreendedor, que funciona como ponto único de atendimento, oferecendo suporte para abertura e regularização de empresas, além de capacitações e orientações para o fortalecimento dos negócios locais.
Durante a apresentação, foi compartilhado um panorama do setor empresarial de Lauro de Freitas, que aponta para um crescimento contínuo e promissor. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET), Fausto Franco, ressaltou o momento estratégico da iniciativa. “O programa chega em um momento muito importante para Lauro, pois representa uma oportunidade de ampliar ainda mais nosso potencial de desenvolvimento econômico. Sob a liderança da prefeita Débora Regis, estamos implementando uma gestão marcada pela integração entre as secretarias, o que nos permite alinhar ações nas áreas de educação, turismo, agricultura familiar e gestão pública de forma eficiente. Entre os eixos apresentados, destacamos a importância da gestão pública eficaz e da Sala do Empreendedor, que trará mais simplificação e desburocratização aos processos de abertura e expansão de empresas”.
Franco acrescentou ainda que a população pode esperar avanços significativos no fortalecimento dos pequenos negócios e na geração de novas oportunidades, consolidando Lauro de Freitas como referência em empreendedorismo e inovação na Bahia.
Responsável pela articulação técnica do Sebrae em Salvador, o gestor de Políticas Públicas João Paulo Lima destacou a importância da parceria com o município. “O Sebrae traz para Lauro de Freitas uma expectativa muito positiva com a implementação do Programa Cidade Empreendedora. Essa é uma parceria que aguardávamos há muitos anos, considerando a relevância e a representatividade do município no cenário baiano. O envolvimento das secretarias demonstrou comprometimento e participação ativa, o que nos dá a certeza de que o programa será executado com excelência e trará resultados expressivos. Lauro de Freitas é hoje um dos grandes municípios da Bahia e merece vivenciar essa experiência. Estamos confiantes de que a cidade colherá frutos importantes para o fortalecimento e desenvolvimento econômico local”.
A reunião resultou em encaminhamentos que serão avaliados pela prefeita Débora Regis, responsável por definir os próximos passos e os eixos prioritários a serem adotados pelo município. Também participaram do encontro os gestores das secretarias municipais da Fazenda (SEFAZ), Ricardo Gois; de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Diana de Souza; de Educação (SEMED), Tamires Andrade; de Planejamento, Desenvolvimento Urbano, Sustentável e de Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR), Paulo Meireles; de Meio Ambiente (SEMMA), Brígido Nunes; além de representantes da Saúde (SESA) e do Gabinete da Prefeita (GAPRE).