Promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), o Programa Lauro Fila Zero foi iniciado nesta segunda-feira (28/4), com o objetivo de zerar a fila de espera para consultas e exames no município. Atualmente, cerca de 67 mil procedimentos aguardam na fila de regulação, e a ação busca agilizar o acesso da população aos serviços de saúde.
O programa começou pelo bairro de Itinga, local que concentra o maior número de demandas reprimidas, com mais de 33 mil procedimentos cadastrados. A estrutura instalada em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) São Judas Tadeu, no Loteamento Pérola Negra, recebeu centenas de pessoas. Nesta primeira etapa, serão atendidos exclusivamente moradores que realizaram o cadastro prévio nas oito USFs localizadas no bairro. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Presente desde cedo e acompanhando cada detalhe, a fim de garantir o pleno funcionamento do programa, a secretária interina da SESA, Elba Brito, explicou a dinâmica da iniciativa. “Hoje iniciamos o Lauro Fila Zero em Itinga. Este é um programa fundamental para atender toda a demanda reprimida de consultas, exames e procedimentos especializados. Estamos realizando diariamente os atendimentos, com oferta de exames laboratoriais, raio-X, mamografia, consultas em ortopedia, urologia, cardiologia, além de procedimentos como MAPA, Holter e Doppler de vasos, entre outros”, explicou.
A prefeita Débora Regis esteve presente, visitou toda estrutura montada, dialogou com o público que aguardava atendimento e fez questão de destacar a importância da iniciativa. “Estamos avançando no compromisso de garantir acesso digno e eficiente à saúde para a nossa população. O Lauro Fila Zero é mais uma ação concreta para cuidar de quem mais precisa, reduzindo as filas e promovendo mais qualidade de vida. Nesta etapa, estamos acolhendo cerca de 300 pessoas por dia e realizando em torno de 1.200 exames e procedimentos diários, como parte do nosso esforço para atender a quem mais necessita”, ressaltou a gestora.
Desde as primeiras horas de atendimento, moradores de Itinga participaram ativamente do programa e destacaram a importância da iniciativa para a comunidade. Para Manoel Salvador, 68 anos, morador do Loteamento Santa Bárbara, o programa veio em boa hora. “Essa ação é muito importante para a nossa comunidade. Programas como este ajudam a reduzir a fila de espera e a atender as necessidades do povo. O município está de parabéns e espero que continue realizando mutirões como esse”.
Maria Josefina, de 69 anos, moradora do Loteamento Jardim Cidade Nova, também comemorou o atendimento recebido. “Estou muito grata por esta oportunidade. Consegui fazer o exame de ultrassonografia que aguardava há bastante tempo na regulação. Estão todos de parabéns!”. Já Nelson Santana dos Santos, 82 anos, que realizou a consulta com o médico ortopedista, expressou sua satisfação ao conseguir resolver uma pendência antiga. “Pensei que já tivesse perdido meu exame, que estava preso na regulação há anos. Graças a Deus, consegui ser atendido hoje. Fui muito bem recebido, atendimento nota dez”.
Quem também ficou animada com a ação foi Ana Carla Pereira de Paula, 45 anos, residente do Loteamento Vila de Sena. “Quero agradecer pelo início desse projeto. Realizei meu exame de laboratório rapidamente e saí muito satisfeita. Parabéns à prefeita e a toda a equipe pelo excelente trabalho”, disse ao destacar a rapidez do serviço.
Para assegurar a qualidade no atendimento, o espaço conta com uma equipe qualificada e preparada para receber a população. O ambiente possui salas climatizadas, recepção, duas carretas adaptadas para exames e consultas, banheiros químicos, sala dedicada à coleta de exames laboratoriais, entre outros itens, o espaço foi cuidadosamente planejado para garantir conforto e dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para pacientes que realizam exames de laboratório, é disponibilizado um lanche especial.
Importante esclarecer a importância do pré-cadastro realizado nas unidades de saúde para que os atendimentos ocorram de forma organizada e ágil. O primeiro dia de atendimento do Lauro Fila Zero contou com a presença de vereadores, secretários municipais, representantes da imprensa local e do deputado estadual Pedro Tavares, fortalecendo a transparência e o diálogo com a população.