Os estudantes do 1º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral Barros Barreto, em Paripe, na capital baiana, participaram nesta quarta-feira (1º) do lançamento oficial do Projeto Bombeiro Educador na Escola (Proebom). A cerimônia, que aconteceu no auditório da unidade de ensino, reuniu também toda a comunidade escolar, além de autoridades civis e militares. Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a ação tem como objetivo unir educação, cidadania e cultura de prevenção para estudantes da rede pública estadual.
“Demos aqui o ponto de partida para uma transformação poderosa na vida desses e de outros jovens baianos. Iniciamos este projeto piloto, mas nossa meta é que ele alcance todas as unidades de ensino da Bahia, públicas e privadas. É importante que os jovens saibam como agir em caso de incidentes, prestando o primeiro atendimento de forma adequada. Também estamos levando cidadania e nos aproximando desses jovens, que podem ser nossos futuros colegas de profissão”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Aloisio Mascarenhas.
A iniciativa vai contemplar, inicialmente, sete escolas da capital e da Região Metropolitana de Salvador (RMS), beneficiando 1.960 alunos do 1º ano do ensino médio. Em um momento em que a juventude enfrenta múltiplos desafios sociais, o Proebom surge como um esforço concreto para resgatar valores como responsabilidade, empatia e consciência coletiva, pilares que movem o trabalho dos bombeiros e que agora serão semeados nas salas de aula.
“A gente não tinha essa cultura de prevenção, mas estamos aqui com esses jovens adultos, plantando a semente da prevenção de incêndios. Hoje, temos a oportunidade de ver o que está acontecendo. A Bahia está na vanguarda ao apresentar aos nossos estudantes da rede pública essa sementinha do bem. Absorvam o que puderem aprender, com a certeza de que, um dia, vocês podem ser um anjo na vida de alguém”, explicou o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira.
O projeto oferece uma abordagem prática e interativa. Os estudantes terão aulas teóricas e práticas, além de oficinas temáticas, simulações de situações reais e aulas que estimulam a tomada de decisão, o autocontrole e a prevenção de acidentes.