Visando a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e preparada para acolher e respeitar todas as fases da vida, a Prefeitura de Lauro de Freitas promoveu, nesta quarta-feira (30/7), a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento lotou o auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC).
Realizado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), o evento que abordou a temática: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, discutiu o direito ao envelhecimento com dignidade, contou com a participação da prefeita do município, Débora Regis, e evidenciou a importância de mudar o cenário de uma cidade sem esperança.
“Diante do cenário que encontramos, estamos trabalhando muito para construir um futuro melhor. Nossa gestão tem feito uso da transversalidade para garantir o acesso. A gestão precisa ter uma rede forte para atender e para que tudo que planejamos possa acontecer no futuro. Precisamos preparar agora a nossa cidade em todas as áreas: mobilidade urbana e transporte, infraestrutura, saúde, social, esporte e lazer. Precisamos agir e contamos com vocês, idosos, para nortear essa caminhada”, disse a gestora do Executivo.
A prefeita foi aplaudida por todo público presente ao anunciar que ainda hoje vai entregar a Arena Aquática, equipamento esportivo com uma piscina semiolímpica, localizado ao lado da Escola Municipal Dois de Julho, em Itinga, que foi totalmente requalificado em apenas sete meses de gestão. O espaço atenderá, prioritariamente, os alunos da rede pública municipal e os idosos para a realização de atividades físicas.
À frente da SEMDESC, Diana de Souza, frisou a importância de construir políticas públicas efetivas. “Que juntos, possamos traçar planos para que o envelhecimento seja muito melhor na nossa cidade e no nosso país”, ressaltando que o evento ainda terá etapas Estadual e Nacional. “O envelhecimento não pode ser sinônimo de invisibilidade”, defendeu.
Já Fernando Cardoso, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), destacou que o evento tem um olhar local. “A gestão municipal está de parabéns pelo empenho, sensibilidade e respeito com os interesses da pessoa idosa. Este é um sinal de uma cidade que olha com sabedoria para o futuro”.
Entre os convidados da mesa estava o médico geriatra, Silvio Pinho, que destacou a ampla participação social. “Nesta conferência, estamos reunindo todos os atores, desde os maiores representantes até aqueles atores sociais que, de fato, são o foco principal dessa transformação estão aqui presentes. Tenho expectativas e muita esperança”.
Representando a sociedade civil organizada, Ana Maria Feola, de 68 anos, pedagoga, que atua na obra social da Igreja Nossa Senhora de Fátima e realiza atividades sociais e eventos ligados ao legado de Santa Dulce dos Pobres defendeu a importância de ações estruturais. “Nossa população mundial está envelhecendo e precisamos ter esse olhar de cuidado conosco, os idosos. Este é um momento de escuta e de fala, por isso, nos colocamos à disposição”.
O evento reuniu representantes do Poder Legislativo Municipal; do Conselho Nacional dos Direitos Humanos; Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa; representantes da Clínica do idoso de Lauro de Freitas, Defensoria Pública do Estado da Bahia; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (ACCABEM), no bairro do CAJI; do Movimento de Luta de Pessoas com Deficiência; do grupo Força Viva (CSU), de Portão; entre outras entidades e representações.
Após a leitura e aprovação do regimento, o evento segue pela tarde, discutindo financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral; Participação social e vida comunitária; Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e família; e a consolidação e fortalecimentos da atuação dos conselhos como política pública. O evento terminará com a escolha dos delegados que vão representar Lauro de Freitas na etapa estadual.