O evento é uma formação para conselheiros tutelares, outros profissionais que atendem crianças no município, famílias e adolescentes
A SaferNet Brasil realiza no próximo dia 15, no Recife, o “2º Seminário Proteção em Rede: Como Proteger Crianças e Adolescentes na Internet”, uma capacitação para conselheiros tutelares do município e outros profissionais do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e demais gestores públicos. O evento também está aberto para os adolescentes e suas famílias e os ajudarão a enfrentar os desafios da era digital.
O 2º Seminário Proteção em Rede é uma iniciativa do Programa Cidadão Digital da SaferNet Brasil, em colaboração com a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife, o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife e a Escola de Conselhos de Pernambuco. Esse evento tem como objetivo sensibilizar os profissionais do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente sobre temas cruciais como a prevenção de crimes sexuais, o impacto do uso excessivo de telas e a importância da escuta qualificada.
O acesso de crianças e adolescentes à internet é uma realidade e ocorre cada vez mais cedo. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil (2024), 93% da população brasileira de 9 a 17 anos é considerada usuária da internet.
O seminário abordará temas como prevenção contra crimes sexuais no ambiente digital e o impacto do uso excessivo de telas. O Brasil é o quinto colocado em cooperação internacional de conteúdos com imagens de abuso e exploração sexual infantil com outros canais de denúncias da rede mundial da InHope, associação que congrega os hotlines de todo o mundo.
Pesquisas da SaferNet em grupos do Telegram encontraram quase 2,7 milhões de usuários em grupos e comunidades que compartilham esse tipo de conteúdo criminoso.
Além de promover discussões atuais com especialistas e fomentar a troca de experiências, o evento reforça a importância da educação para a cidadania digital, contribuindo para a construção de um ambiente digital mais seguro, ético e inclusivo para crianças e adolescentes.
“A proteção de crianças e adolescentes na internet exige a formação contínua de profissionais preparados para enfrentar os desafios da era digital. Através do Seminário Proteção em Rede, buscamos fortalecer a atuação da rede de proteção do Recife, especialmente em temas atuais, como o combate ao abuso e à exploração sexual online. Na SaferNet, acreditamos que fortalecer essas redes é essencial para acolher, proteger e empoderar crianças e adolescentes diante dos riscos existentes no ambiente digital.” – Gustavo Barreto, assistente de projetos da SaferNet Brasil.
O seminário terá a presença do secretário Marco Aurélio (Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife) e da gerente Liliane Melo (Gerência de Criança e Adolescente do Recife).
Importante, na parte da tarde o evento se dividirá. A partir das 14h, enquanto o público adolescente terá uma oficina, os demais participantes do seminário participarão de outros painéis sobre os temas do evento.
O seminário cumpre metas previstas na área de Cidadania digital do Plano Decenal Municipal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes do Recife.
PROGRAMAÇÃO
8h30 – Café de recepção
9h10 – Abertura: Como proteger crianças e adolescentes na internet?
Gustavo Barreto – SaferNet Brasil
Adolescente da Rede
Escola de Conselhos
Dora Pires – COMDICA Recife
Marco Aurélio Filho – Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife
9h45 – Os Impactos do Uso Excessivo de Telas para Crianças e Adolescentes
George Valença – UFRPE
Bárbara Alves – Instituto Vita Alere
João Villacorta – CERCCA-Recife
Mediação: Raniele – CPA/CONANDA
11h – Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital
Cinthia Sarinho – Fundação Roberto Marinho
Raquel Saraiva – IP.Rec
Polícia Federal – A confirmar
Gustavo Barreto – SaferNet Brasil
Mediação: Rosana França – Coletivo Mulher Vida (CMV)
12h15 às 14h – Almoço
14h – Combate a crimes cibernéticos e escuta qualificada
Maria Eduarda Melo – Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA)
14h45 – Os impactos da Inteligência Artificial na vida de crianças e adolescentes
Lhaíslla Cavalcanti – UFRPE
Clarissa Mendes – IP.Rec
Roberto Alves – Seduc Recife
Mediação – Adolescente da Rede
14h – Oficina de Prevenção às Violências Online (para o público adolescente)
SERVIÇO:
Local: Centro Comunitário da Paz escritor Ariano Suassuna
Endereço: Av. Gen. San Martin, 1208 – Cordeiro, Recife – PE
Quando: 15 de abril de 2025
Horário: 8h30 às 15h30
Inscrições: https://bit.ly/protecaoemrede
Texto publicado em 10/04/2025