Com a oferta de cursos profissionalizantes para os jovens do município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das Secretarias Municipal de Educação (SEMED) e de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF) realizaram nesta quarta-feira (9/4), uma reunião transversal para discutir o retorno e a reestruturação da Escola de Cadetes Mirins.
De acordo com Edvaldo Figueiredo, diretor-geral da SEMED, o retorno dessa escola cívico-militar, terá grande importância para a sociedade. “Eu fui organizador da Escola de Cadetes na década de 90, e hoje estamos aqui para resgatar este importante trabalho, com foco em qualificar os jovens, e tirar eles das situações de risco e da criminalidade, com isso, a unidade vai trabalhar com a prevenção”, disse.
O diretor ainda salientou que esse é um passo importante para o retorno da unidade, mas que ainda serão necessários mais encontros para fortalecer e estruturar o projeto de retorno, com base no momento atual que a sociedade vive.
Também presente no encontro, o secretário da SSPLF, Glauber Moares, sinalizou com entusiasmo o retorno da unidade. “A reunião hoje foi muito produtiva e eu me senti muito honrado com a presença de tantas pessoas envolvidas no processo da implantação dessa escola, já que a gente acredita que a segurança pública está ligada, e tem muita responsabilidade com as crianças e jovens para que eles tenham expectativas positivas para o futuro próximo”, afirmou o gestor.
A instituição cívico-militar de Cadetes Mirins funcionou no município entre os anos de 1989 a 2004, disponibilizando a oferta de cursos para crianças e jovens de Lauro de Freitas, no contraturno as aulas regulares.