A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública de Lauro de Freitas (SSPLF) recebeu a equipe da empresa Soluções Públicas Inteligentes (SPIN), especializada em tecnologias para o desenvolvimento de cidades inteligentes “smart cities”, nesta segunda-feira (17/2). O encontro, que aconteceu na sede da pasta, teve como objetivo pensar políticas públicas que promovam a modernização e a eficiência dos serviços municipais.
Durante a reunião, foram discutidos detalhes do modelo de Parceria Público-Privada (PPP), já adotado por diversas cidades, entre elas, a capital baiana, Salvador, para a gestão integrada e informatizada de serviços urbanos. Entre os temas abordados, destacam-se a implementação de uma rede inteligente, capaz de conectar estruturas como iluminação pública, semáforos, câmeras de vigilância, totens, relógios e pontos de ônibus a um único Centro de Controle Municipal. Essa integração permitirá a otimização de recursos, a redução de custos e a melhoria na prestação de serviços, contribuindo para a evolução de Lauro de Freitas ao patamar de cidade inteligente.
Um dos pontos altos da discussão foi o uso de drones inteligentes para diversas finalidades de interesse público. Esses equipamentos poderão ser empregados não apenas para videomonitoramento, mas também para ações como a entrega rápida de equipamentos de primeiros socorros em casos de acidentes, buscas por sobreviventes em áreas de difícil acesso, salvamentos no mar e vistorias da Defesa Civil.
O secretário municipal da pasta, Glauber Moraes, ressaltou a importância de políticas que melhorem a mobilidade urbana, a segurança pública e a eficiência dos serviços municipais. “A adoção de tecnologias pelas prefeituras tem como objetivo reduzir o tempo de resposta dos serviços, diminuir gastos e promover uma gestão mais eficiente e sustentável”, explicou. “Salvador já tem essa parceria há cinco anos e o objetivo nosso aqui é justamente construir algumas políticas para nossa cidade. A colaboração entre o poder público e a iniciativa privada pode beneficiar diretamente a população com serviços mais ágeis e eficientes”, frisou Moraes.