Pauta estará em discussão no 10º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, que começa hoje em São Paulo
A SaferNet encerra amanhã (22) a 10ª edição do Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, que começa hoje (21), em São Paulo, debatendo educação e cidadania digital.
Das 16h às 17h30, a psicóloga Bianca Orrico, doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, em Portugal, coordena o quarto e último painel do simpósio: “Tecnologias e Educação: Qual o papel dos educadores em um novo mundo digital?”.
Bianca integra a equipe da Disciplina de Cidadania Digital, projeto desenvolvido pela SaferNet em parceria com o Governo do Reino Unido, com recursos do DAP (Digital Access Programme). O projeto já beneficiou mais de 100 mil estudantes em mais de 500 municípios de todos os estados do país em 3 anos de aplicação.
Quase 43 mil educadores se inscreveram no curso de formação do projeto, que se encontra na sua segunda edição, atualizado com novos recursos didáticos, e está disponível na plataforma Avamec.
Um dos educadores que participará do debate é Rodrigo César do Nascimento Xavier, do Setor de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, que fez uma parceria entre o município da região metropolitana de Natal e a SaferNet para a implementação de aulas de Cidadania Digital no município. O trabalho dos docentes da cidade foi reconhecido este ano no Prêmio Cidadania Digital em Ação 2024, do qual o professor Hery Thiago foi um dos premiados.
Além de simplesmente aplicar a disciplina para estudantes do 8º e 9º ano do fundamental, Xavier enxergou a possibilidade de adaptar a o conteúdo para alunos do 1º ao 5º ano do fundamental por meio do projeto “Patrulha Digital”, em que os estudantes dessa fase do fundamental observam e dialogam sobre comportamentos na internet junto de de seus familiares.
O debate contará ainda com Ana Ungari (Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação), Julia Fernandes (Jovem embaixadora da SaferNet), Paloma Mendes Saldanha (PlacaMãe.Org) e Vanda Bandeira Santana (Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Paraná).
10º Simpósio
O Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet chega hoje à sua 10ª edição. O evento é organizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A SaferNet é uma das correalizadoras do evento.
Thiago Tavares, presidente da SaferNet, que participa da abertura do evento hoje (21), às 13h, ressalta os desafios que surgirão após a entrada em vigor do ECA Digital. “Agora começa a fase mais difícil: a implementação. O debate sobre direitos de crianças e adolescentes em ambientes digitais sai do campo da política e entra no campo da técnica, em que eventos multissetoriais como o simpósio são necessários”, avalia.
Durante o simpósio, também na quarta-feira, serão apresentados os resultados da TIC Kids Online Brasil 2025. A pesquisa trará um panorama atualizado sobre o acesso e o uso da Internet por crianças e adolescentes em todo o país, abordando temas como competências digitais, riscos, oportunidades e os impactos de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial.
O evento trará também palestras do pediatra Daniel Becker e da educomunicadora Januária Alves, respectivamente os palestrantes principais do primeiro e segundo dia do evento.
Além de educação, os painéis do simpósio tratarão do ECA Digital, sobre desafios e riscos do acesso de crianças à internet antes dos 8 anos e impactos das apostas online sobre crianças e adolescentes.
Texto publicado em 21/10/2025
Mais informações à imprensa:
Marcelo Oliveira
Assessor de Imprensa
SaferNet Brasil
11-98100-9521
imprensa@safernet.org.br