O Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) do Hospital das Clínicas da USP e a SaferNet Brasil lançaram esta semana a websérie “Bem-Estar no Plural”, com transmissão ao vivo pelo canal institucional do ICr no YouTube. O evento marcou o início de uma importante ação de saúde pública que une comunicação, ciência e tecnologia para promover o cuidado emocional entre adolescentes.
A série, lançada nos canais do ICr e da SaferNet no YouTube, aborda temas como depressão, ansiedade, TDAH, transtornos alimentares e autolesão, sempre com diálogos em linguagem acessível entre especialistas e jovens, num formato sensível.
“Falar sobre saúde emocional é também falar sobre futuro. O ICr entende que o cuidado precisa atravessar os muros do hospital e alcançar os espaços onde os jovens vivem, estudam e se relacionam, inclusive os digitais”, afirma o professor Clovis Artur Almeida Silva, Presidente do Conselho do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP.
Para a Diretora Executiva do ICr, Mariana Nutti de Almeida Cordon, parcerias como a estabelecida com a SaferNet têm o papel de colocar a comunicação digital como aliada da saúde pública.
“Quando unimos instituições comprometidas com a ética, o conhecimento e o cuidado, criamos pontes que transformam. A SaferNet é uma referência nacional na promoção de uma internet segura e responsável, e essa parceria reforça o compromisso do ICr em usar as plataformas digitais como espaços de diálogo e educação em saúde”, ressalta.
Para Juliana Cunha, da SaferNet Brasil, é necessário transformar o ambiente digital em um lugar de cuidado, onde os jovens encontrem informações seguras e se sintam à vontade para pedir ajuda. “Essa parceria com o ICr mostra como saúde e tecnologia podem caminhar juntas”, afirma.
Já a diretora de Corpo Clínico do ICr, Aurora Pagliara Waetge, complementou: “trazer a saúde emocional para o centro da pauta institucional é uma forma de cuidar do presente e preparar o futuro. Precisamos dar visibilidade ao sofrimento psíquico dos adolescentes e mostrar que há caminhos de acolhimento e tratamento.”
Para marcar o lançamento da série, um debate foi realizado no auditório do ICr entre Benito Lourenço, chefe da Unidade de Adolescentes do ICr; a psicóloga Juliana Cunha, diretora de Projetos Especiais da SaferNet Brasil; e Indiana Torretta, gerente de Parcerias de Conteúdo de Saúde do YouTube.
Durante a conversa foi destacada a urgência de construir redes digitais mais acolhedoras e seguras, onde a escuta, o diálogo e a informação caminhem juntos em prol do fortalecimento da saúde emocional dos adolescentes.
“O Bem-Estar no Plural nasceu da escuta e da vivência de quem atende adolescentes todos os dias. É uma iniciativa que fala a língua dos jovens, respeita seus tempos e convida à reflexão sobre o que é sentir e ser cuidado”, explicou Lourenço.
“Quando instituições como o ICr e a SaferNet se unem, mostram que o conteúdo digital pode ser ferramenta de transformação social”, destacou Indiana Torretta, do YouTube.
O primeiro episódio da série, intitulado “Depressão não é só tristeza”, traz as participações de Juliana Cunha (SaferNet Brasil), Leandro Mendonça, líder de projetos da Associação Pela Saúde Emocional (ASEc+), e Gui Sampaio, apresentador e criador de conteúdo da DiaTV. O episódio já está disponível nos canais do ICr e da SaferNet no YouTube. Novos capítulos serão lançados sempre às sextas-feiras, às 15h.
Assista aos episódios e inscreva-se no canal: https://www.youtube.com/user/Safernet
YouTube Health
Os conteúdos criados em parceria pelo ICr e a SaferNet farão parte da biblioteca de vídeos YouTube Health, do Youtube, com conteúdos selecionados sobre saúde.
Essa área do YouTube terá conteúdos sobre saúde mental e bem-estar em um espaço dedicado a criações voltadas especialmente para adolescentes.
Segundo o YouTube, quando adolescentes procurarem informações adequadas para sua idade sobre temas comuns de saúde mental e bem-estar, como depressão, ansiedade, TDAH e transtornos alimentares, terão acesso a uma seção de vídeos de fontes confiáveis. O objetivo é facilitar o acesso a informações confiáveis e adequadas à fase de desenvolvimento de cada um.
Em alguns países, como Brasil, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido, essas seções já estarão disponíveis nas próximas semanas.
Um vídeo só vai aparecer na seção se for voltado a adolescentes e baseado em evidências. Para cumprir esses requisitos, contamos com organizações especializadas em saúde mental e bem-estar de adolescentes, de várias partes do mundo, na produção dos vídeos. As organizações sabem que, para alcançar os adolescentes, é essencial estar nas plataformas que eles já usam para buscar informações, como o YouTube.
“Falar sobre saúde mental pode ser um desafio, especialmente na adolescência. E sabemos que o YouTube é uma das principais plataformas que os jovens procuram se informar e se conectar. Por isso a série Bem Estar no Plural, em collab com especialistas do ICr, traduz conhecimento científico num formato onde o jovem é o protagonista da conversa. Nossa expectativa é que esse conteúdo ajude a cumprir a missão de quebrar estigmas e que buscar ajuda é um ato de coragem”, afirmou Juliana Cunha.
Texto publicado em 17/10/2025
Mais informações:
Marcelo Oliveira
Assessor de Imprensa
SaferNet Brasil*
11-98100-9521
imprensa@safernet.org.br
* Com textos e informações das assessorias do ICr/HCFMUSP e YouTube