Pautada na efetivação de políticas educacionais que tenham como estandarte a valorização da diversidade, a Jornada Pedagógica 2024 na Dimensão da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari foi iniciada nesta quarta-feira (21/2), sendo a palestra “Trajetória do Africano em Território Brasileiro” – ministrada em formato de musical pelo professor, historiador, pesquisador, autor e escritor Natanael dos Santos, e pelo Quinteto Griô – um dos pontos altos da Conferência de Abertura: Educação Antirracista em Prosa e Verso.
Com o auditório do Hotel Vila Galé Marés, localizado em Guarajuba, na costa do município, lotado de educadores da rede, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos, a secretária da Educação, Neurilene Martins, falou sobre a importância de reunir os servidores da educação para discutir temas que dialogam com a sociedade do passado, do presente e do futuro. “A partir do tema ‘O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e de Partidas’, estamos aqui falando de aspectos ontológicos, éticos e axiológicos que requerem essa colegialidade e esse trabalho corporativo para a concepção de uma escola transformadora”.
O palestrante Natanael dos Santos também evidenciou a importância do conhecimento sobre as origens para a promoção de uma releitura do tempo presente. “Eu sei que existe preconceito e racismo, mas eu atribuo isso à falta de informação. Então, hoje, aqui nessa jornada, nós vamos trazer informações que vão desde as características do biotipo até a contribuição do negro na sociedade brasileira”, resumiu, explicando que as narrativas são intercaladas por canções interpretadas pelo Quinteto Griô, que o acompanha nas palestras, agregando musicalidade e imprimindo uma atmosfera de ancestralidade ao ambiente.
A apresentação foi sucedida por uma roda de conversa mediada por Aldri Nascimento, ator, dramaturgo, roteirista, apresentador do programa Conexão Bahia da Rede Bahia, além de ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura pelo livro “Namíbia Não!”, que compartilhou experiências pessoais sobre a estreia do espetáculo “Pequeno Manual Antirracista”.
O público aprovou os conteúdos abordados, como é o caso de Gilson Ferreira, professor de educação física, da Escola Municipal Denise Tavares, localizada na Gleba B. “Nesse início do ano letivo, a jornada pedagógica é muito importante, já que ela traça diretrizes e aborda temas tão relevantes, mostrando que nós precisamos ressignificar esse espaço da escola enquanto parte decisiva na trajetória de vida dos nossos alunos”.
Pela tarde, foram discutidas temáticas relacionadas à Educação Midiática e ao Protagonismo do Adolescente, tendo como palestrante Daniela Silva, pesquisadora, professora, gestora social, jornalista e doutora em Comunicação e Cultura, cuja participação é mediada por Zelão Teixeira, também pesquisador, doutor em Educação, psicopedagogo e analista bioenergético.
No primeiro dia da Jornada Pedagógica 2024 na Dimensão de Rede, também participaram representações dos estudantes e do gabinete da Seduc, do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec) e do Conselho Municipal de Educação (CME).
A programação segue na quinta e na sexta (22 e 23), contemplando os profissionais docentes e não docentes que atuam em todas as etapas de ensino da rede com realização de atividades, como seminários, palestras, rodas de conversa e conferências, com participações de personalidades de renome na Educação Brasileira.