A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu mais dois encontros de educadores no contexto do planejamento do Ano Letivo 2024. O evento, que dá continuidade às ações que integram a Jornada Pedagógica 2024 na Dimensão Escolar, contou com palestra do doutor em Educação, historiador, psicopedagogo e analista bioenergético Zelão Teixeira.
Realizados nesta quinta-feira (15/02), no auditório da Cúria Diocesana de Camaçari, no primeiro momento, as boas-vindas contemplaram os profissionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Em seguida, congregou os que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a importância de iniciar o ano letivo com um momento formativo, por disponibilizar conteúdos e provocar reflexões e interações, que convergem para a qualificação contínua do ensino ofertado aos adolescentes, jovens e adultos que compõem o corpo discente da rede. “Seguimos refletindo sobre a escola pública como lugar de destino e de partida, um espaço que garante as oportunidades de sermos quem nós quisermos ser, na perspectiva da cidadania, da ética e dos direitos humanos”, comentou.
O palestrante, Zelão Teixeira, descreveu a participação como uma continuidade das provocações que o pesquisador português António Nóvoa iniciou, no encontro realizado com os profissionais do ciclo de alfabetização, abrindo a série de eventos de boas-vindas com os educadores da rede. Na ocasião, ele fez o seguinte questionamento aos participantes: “como estamos nos atualizando para ocupar nosso lugar de educador nesse processo formativo?”.
Segundo ele, o período entre a chegada e a partida da escola, é um grande processo formativo. “É importante conhecer esses adolescentes, essa juventude, ampliar cada vez mais a nossa noção de que eles estão existindo no tempo presente. É importante olhar com atenção para as nossas práticas, considerando as singularidades e dinâmicas dos nossos alunos nessa fase de tantas transformações”, observou.
Os educadores aprovaram as reflexões propostas, como é o caso de Cíntia Valverde, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Municipal de Camaçari (CEMC), localizado no bairro Renascer (Phoc II). “Foi muito bom ter esse momento para fazer uma avaliação de tudo que foi feito e das possibilidades para esse ano de 2024. Nossos estudantes estão em um momento importante da vida deles e essa é uma chance de unir forças com os nossos colegas para fazer a melhor entrega pra eles”.
Paulla Darliany, gestora do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, situado no Centro, também reconheceu a relevância das explanações. “Esse encontro, que marca o início do ano letivo de 2024, vai agregar na atuação profissional de todos”, avaliou.