Os servidores da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) participaram de uma aula informativa sobre o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PDDU-S), e as respectivas leis complementares. O objetivo é promover entre eles o entendimento geral e detalhado das atualizações e mudanças implementadas no novo plano, visando aprimorar as políticas de desenvolvimento urbano do município. O encontro, realizado nesta quarta-feira (28/2), aconteceu no formato híbrido (presencial e remoto) e foi conduzido pelo Instituto Baiano de Direito Imobiliário (IBDI).
A iniciativa é resultado do Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a pasta e o IBDI, no intuito de possibilitar intercâmbio de conhecimentos, experiências didáticas e informações práticas nas áreas de Direito Imobiliário e Urbanístico, em especial, com relação às inovações advindas do PDDU-S e das leis correlatas, que já se encontram em vigor.
Com a participação de aproximadamente 70 profissionais de diversas áreas da Sedur, incluindo urbanistas, arquitetos, engenheiros e técnicos administrativos. Durante o encontro, foram abordados os principais aspectos do novo PDDU-S, desde as diretrizes gerais até as especificidades de macrozoneamento, meio ambiente, e uso do solo.
A titular da pasta, Andréa Montenegro, acompanhou a explanação de forma presencial, direto do auditório da Sedur. Na ocasião, ela falou da importância dessa construção. “Assinamos esse Termo de Cooperação Técnica, sem fins lucrativos, com o IBDI para que, ao longo deste ano, eles possam auxiliar a nossa equipe. O objetivo é dar uma explanação geral, a fim de nivelar o entendimento de todos acerca do plano diretor. Em seguida, teremos as aulas setoriais, para aprimorar ainda mais o aprendizado”, explicou.
Na oportunidade, os participantes tiveram a chance de esclarecer dúvidas e discutir possíveis impactos e desafios na implementação do novo plano diretor. Além disso, foram apresentados casos práticos, além de exemplos de boas práticas de outras cidades, que já adotaram modelos similares de planejamento urbano.
Para a assessora-chefe da Sedur, Juliana Neves, a iniciativa é bastante positiva. “Muito válido esse treinamento, que teve basicamente o intuito de esclarecer e expor as temáticas previstas nas legislações mencionadas de maneira geral. Importante destacar que, durante o período de doze meses, outros encontros serão realizados de forma setorizada e por temática, com a finalidade de aprimorar e nivelar o conhecimento técnico dos analistas”, destacou.
A atualização do PDDU-S representa um marco importante para o desenvolvimento sustentável e ordenado do município. A participação dos servidores da Sedur nesse processo evidencia o compromisso do órgão em acompanhar as mudanças e garantir uma gestão eficiente e transparente do espaço urbano.