Afastar o jovens das drogas, prevenir o bullying e a violência. Foi com esse tripé que a Polícia Militar da Bahia, por meio do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), realizou a solenidade de formatura de 600 crianças e adolescentes no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em 19 de novembro.
Realizado no Ginásio de Esportes do Colégio Sesi Itapagipe, no bairro do Caminho de Areia, Salvador, a cerimônia de conclusão reuniu estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental dos três Colégios da Polícia Militar (Lobato, Dendezeiros e Luiz Tarquínio), da Escola Tiradentes e do Colégio Sesi Itapagipe, além de familiares e policiais militares. Antes da entrega dos certificados, no evento foram premiadas as três melhores redações com o conteúdo aprendido ao longo do curso.
“É um programa essencial para todos os alunos, pois ele ensina sobre as drogas e a violência. Ajuda também a lidar com as situações de risco, como a pressão dos colegas e as pessoas a falarem de forma responsável sobre o bullying (Tanto a pessoa que está sofrendo quanto a pessoa que está fazendo). O Proerd deveria ser para todas as pessoas e de todas as idades” afirmou Ana Paixão, 12 anos, aluna do CPM Luiz Tarquínio e formanda no Proerd da PMBA.
“O policial é capacitado para atuar junto com este público escolar, tanto os alunos quanto os professores, para levar informações qualificadas e trabalhar estratégias para que os jovens resistam a oferta de drogas ou situações que possam colocá-los em risco. É um programa com um impacto muito expressivo e demonstra a força da parceria entre a escola, família e Polícia Militar, os principais pilares do Proerd. Essa é uma das políticas públicas de prevenção mais importantes da nossa instituição, reforçando uma cultura de paz, diálogo e respeito” revelou o major Luiz Cláudio, coordenador do Proerd.
Proerd – Uma iniciativa baseada na cooperação entre a Polícia Militar, o sistema educacional e a família, utilizando abordagens científicas de prevenção. Considerado uma estratégia essencial para a política de segurança pública do Estado, ao longo de 22 anos o Proerd já ajudou a afastar das drogas mais de um milhão de crianças e adolescentes, alunos de aproximadamente 11.500 escolas nos 417 municípios baianos.




















