Na manhã desta sexta-feira (14/2), aconteceu o encerramento da Jornada Pedagógica 2025, um evento presencial que reuniu professores, gestores, líderes sindicais e representantes da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, para debater temáticas educacionais e preparar o retorno às aulas, em consenso com a Secretaria de Educação (Semed). A atividade aconteceu no espaço Cerimonial Cosme e Damião, localizado em Vida Nova
A presença da secretaria no encontro, marcado por momentos de reflexão, diálogo, apresentação de demandas das categorias e apresentações, destacou o compromisso em construir coletivamente uma educação inclusiva, antirracista e transformadora.
O evento começou com apresentações artísticas de servidores e uma mesa de abertura, com discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e os Planos Municipais, além da necessidade de respeito e valorização das categorias envolvidas. Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação de Alexandre Conceição, conhecido como Xandy, aluno da rede municipal e cadeirante, que roubou a cena. Ao lado de sua professora, Silvia Macedo, Xandy emocionou a plateia com uma dança que exemplificou, na prática, o que significa a educação inclusiva. A apresentação foi tão impactante que rendeu aplausos de pé e lágrimas, além de um convite para se apresentar no Fórum Estadual de Educação.
“Precisamos mostrar ao mundo o potencial dos nossos alunos. Aceitei esse convite hoje para trazer conscientização e reflexão sobre nossos alunos com deficiência ou síndromes. Xandy foi um presente que Deus me deu. Ele me ensinou o quanto ainda preciso aprender”, destacou a professora Silvia, visivelmente emocionada.
Xandy, ex-aluno da Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida, também compartilhou sua alegria. “Esse evento está maravilhoso. A dança é muito fácil para mim. Eu consegui hoje, mais uma vez, realizar o sonho de estar com a professora Silvia dançando para vocês”.
Além dos momentos emocionantes, o evento foi marcado pelo diálogo entre a Prefeitura e os representantes das categorias educacionais. O subsecretário da Educação, Vanilson da Luz, o Mizoca, representando a titular da pasta, a secretária Tamires Andrade, reforçou o compromisso da Semed em enfrentar os desafios da educação municipal. “Estamos ainda com situações difíceis em algumas escolas e ajustando questões pendentes. Estamos enfrentando as questões e nos dedicando a fazer acontecer. Podem esperar que, por parte da Secretaria da Educação, estaremos ao lado de vocês”, afirmou.
O conselheiro Marcos Felipe Costa, representante do Conselho Municipal de Educação (CME), também destacou a importância de avançar nas políticas de educação inclusiva. “Sabemos das dificuldades encontradas e a situação do município, mas acreditamos que nos próximos anos tudo será diferente. Estaremos atuando para cobrar melhorias, como a resolução do Conselho Municipal de Educação, sobre a nossa educação especial e inclusiva, visando beneficiar os portadores de deficiência”.
Valdir Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF), deu as boas-vindas aos gestores e professores, enfatizando a importância do trabalho coletivo. “Essa nossa proposta de encerramento da Jornada Pedagógica é um momento de reflexão. Buscamos construir a educação de forma coletiva e conjunta, com a sociedade, professores e alunos participando das decisões”, explicou.
A professora Maria de Fátima, da Escola Municipal Sônia Maria Pereira do Nascimento, no Parque São Paulo, compartilhou sua experiência: “Eu achei esse encontro maravilhoso. A junção dos professores nesse espaço para discutir as temáticas é muito enriquecedora”, explanou.
À tarde, as atividades continuaram com mesas-redondas sobre tecnologias e educação integral, reforçando o compromisso de Lauro de Freitas em avançar na construção de uma educação que seja, de fato, transformadora. A Jornada Pedagógica 2025 busca, apesar dos desafios, o diálogo e o empenho da prefeitura e das categorias educacionais para construir um futuro melhor para a educação municipal.
O evento contou com a presença de representantes de diversos setores, incluindo a vereadora Luciana Tavares, que representou a Casa Legislativa; Luciano dos Reis, do Fórum de Gestores Municipais; e Márcio José Loureiro de Castro, presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar. Além de representantes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) Fundo Municipal de Educação (FME).