Na expectativa de levar orientação e conscientização sobre violência contra a mulher para os quatro cantos da cidade e incentivar, entre outros comportamentos, a denúncia para proteger as vítimas, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Mulher (Semu) esteve, nesta sexta-feira (23/2), na localidade de Pé de Areia, em Jauá, com o Projeto Semu Itinerante.
A ação, que já contemplou diversas comunidades desde que foi lançada, vem ganhando destaque junto ao público e, desta forma, tem alcançado o propósito para o qual foi criada, que é o de conscientizar os moradores das comunidades mais afastadas do Centro da cidade, sobre a importância de se combater a violência contra a mulher, a partir da denúncia pelo disque 180.
Por meio de uma unidade móvel, a equipe multidisciplinar da pasta, formada por assistente social, psicóloga e advogada, chegou à localidade apresentando à população os serviços disponibilizados pela pasta, através de equipamentos como o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nam), que funciona na Prefeitura Avançada da Costa, em Vila de Abrantes.
Ao comentar sobre a importância do acolhimento e dos vínculos que se estabelecem, a partir do contato direto com as mulheres que buscam atendimento, a psicóloga Camila Campos comentou que, “através de um simples bate-papo nos aproximamos e interagimos com elas, garantindo que se sintam à vontade para relatar os sentimentos e alguma situação vivida. A partir daí, elas são motivadas a buscar a ajuda necessária, para sair do ciclo de violência”.
Ainda, de acordo com a psicóloga, o fato das conversas com a equipe terem o sigilo garantido, possibilita maior eficácia no processo de encorajamento daquelas que são agredidas por seus companheiros, a fim de fazerem a denúncia, principalmente às que têm menos oportunidade de informações.
Aproveitando a presença da equipe em Pé de Areia, o encarregado Carlos Teles, 56 anos, morador do Alto da Bela Vista, recebeu informações e orientações sobre os serviços e trabalhos desenvolvidos pela Semu. Ao fazer elogios à proposta do projeto, que é facilitar o acesso à informação, comentou que a ação é bem organizada. Espero que a gestão municipal siga com esse olhar atento e trabalhando com ações constantes de prevenção, para acabar com o ciclo da violência contra a mulher”.
Mais Notícias
Trecho da BA-512 é parcialmente interditada por conta de buraco
Site da Prefeitura de Camaçari está paralisado temporariamente
Sedes promove Cras na Comunidade no bairro Massaranduba
AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us