A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), deu início à implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), software reconhecido nacionalmente pela eficiência na tramitação de documentos digitais. A capacitação ocorreu nesta terça-feira (6/5), no Centro Administrativo (CALF), para servidores técnicos da referida secretaria.
O secretário da pasta, Brígido Neto, destacou que o sistema reforçará a transparência e a modernização da gestão pública. “O SEI vai trazer eficiência, transparência e economia, reduzindo custos com papel, impressão e armazenamento. Processos físicos estão sujeitos a extravios ou fragmentação, enquanto os eletrônicos são mais seguros e ágeis. É um avanço significativo para nossa secretaria, que é pioneira nessa iniciativa. Estamos orgulhosos de liderar essa mudança em prol do meio ambiente”.
Lauro de Freitas, sétima maior economia da Bahia, ainda opera majoritariamente com processos físicos, contrariando as práticas de sustentabilidade e gestão transparente. Com a digitalização, a população também será beneficiada: licenciamentos ambientais, notas técnicas, emissão de licenças e os pareceres de fiscalização poderão ser acompanhados online. Ricardo Trindade Luz, da área de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração (SECAD), enfatizou a importância da mudança. “Precisamos abandonar a cultura do papel. Essa transformação vai agilizar nossos serviços e facilitar a vida do cidadão”.
O SEI Bahia Municípios é um projeto do Governo do Estado, com apoio do Ministério da Gestão e Inovação, que repassa expertise técnica aos municípios. A capacitação foi ministrada por Márcio Souza, coordenador do programa. “Antecipamos a implantação na SEMMA devido ao interesse da secretaria. Adaptamos a plataforma às necessidades locais, unindo conhecimentos técnicos da equipe com as funcionalidades do SEI. É um trabalho colaborativo, que inclui processos padronizados e atividades específicas de cada pasta”.