A costa do município foi contemplada neste fim de semana com as festas profanas das lavagens de Monte Gordo e Vila de Abrantes, homenageando os padroeiros São Francisco de Assis e São Sebastião, respectivamente. A ampla programação, realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), foi encerrada na noite deste domingo (20/1), tendo atraído centenas de pessoas entre moradores, visitantes e turistas.
Em Monte Gordo, no palco montado no Largo do Corujão, a animação iniciou com a banda Bond Black. Em seguida, a Lá Fúria fez a alegria do público, com um repertório com grandes sucessos do grupo, que não deixou ninguém parado, como “Joga pro Coroa”, “Mete seu Cachorro” e “TBT da La Fúria”. O vocalista da banda, o cantor Bruno Magnata, falou sobre a energia em se apresentar no evento. “Maravilhosa! É sempre bom estar em Camaçari e a recepção do público foi massa”, afirmou o músico. O festejo ainda teve show da dupla Diego e Lana.
Entre os espectadores, Celina Souza, 28 anos, estava super animada. Moradora de Monte Gordo, ela conta que este é o segundo ano consecutivo que vai aproveitar o festejo. “Vim no sábado e curti muito ao som de Devinho Novaes, neste domingo saí em bloco durante o dia, e voltei à noite para aproveitar os shows, especialmente o da La Fúria. Gostei muito da festa e de toda a organização”, disse a gerente comercial.
As lavagens também são um momento importante para aquecer a economia local. Roberto Lima, 42 anos, é auxiliar de serviços gerais e aproveitou a festa para garantir uma renda extra com a venda de bebidas. “O movimento foi bom, uma oportunidade boa para fazer um dinheirinho a mais”, disse ele, que estava acompanhado da esposa, Maria Souza.
Já em Vila de Abrantes, a festa aconteceu no mini trio elétrico estacionado na Praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, conhecido como Tudão, localizado na Rua Mangueiral. Entre os artistas da noite, esteve a banda Diamba, que fez a “nação regueira” mexer o corpo. Para o vocalista, Duda Diamba, a apresentação foi revigorante.
“Quando tocamos em eventos bem populares, é sempre muito legal. A receptividade das pessoas foi a melhor possível. Saímos do palco com a sensação de felicidade”, disse. No show, o grupo mesclou músicas novas com outras já conhecidas, como “Jamaica é Bom Demais”, além de releituras de artistas como Bob Marley e Gregory Isaacs.
Depois, foi a vez do cantor Oh Polêmico agitar a galera com grandes hits, como “Samba do Polly” e “Pitbull Enraivado”. Para o artista, se apresentar em Camaçari é sempre muito bom. “Já me sinto em casa aqui, mas esta foi a primeira vez em Vila de Abrantes, e a minha expectativa estava lá em cima. O resultado foi ótimo”, destacou. O evento ainda contou com apresentações da banda Balada de Ouro, dos cantores Dunga Barbosa e Bruno Almeida, e ainda do DJ Don Juan.
A esteticista Edileuza Santos, 49 anos, compareceu aos dois dias de festejo em Vila de Abrantes. “Tudo top. Bem organizado e os shows muito animados”, avaliou. Já a cozinheira Nilzete Lima, 45 anos, esteve na lavagem para comercializar purê de aipim, e afirmou que as vendas foram boas. “Foi a primeira vez que vim e gostei do movimento, consegui vender tudo”, disse.
No sábado (20/1) à noite, a parte profana da lavagem de Monte Gordo foi agitada, com shows de Onça Pintada, Pegada Vip, Devinho Novaes e Rafael Brandão. Em Vila de Abrantes, na noite de sábado, o público curtiu as apresentações de DJ Don Juan, Welinton Milan, Banda Sensações, Marcos Freitas, Theuzinho e Filhos de Jorge.
O evento contou com apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp) e da Saúde (Sesau), além de reforço da Polícia Militar (PM).