Difundir novas tecnologias e inovação para promover o desenvolvimento regional no Semiárido brasileiro. Esse foi o objetivo do 3º Fórum de Tecnologias para o Semiárido, no campus do Instituto Federal do Ceará, em Boa Viagem, que apresentou produtos inovadores desenvolvidos por startups apoiadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Para o coordenador geral dos Sistemas Produtivos Inovadores do MIDR, Joaquim Carneiro, é muito satisfatório ver como a tecnologia e inovação podem auxiliar o desenvolvimento regional.
“O Ministério da Integração Nacional, por meio de parceria firmada por meio de um termo de execução descentralizada com o instituto Federal do Ceará, Campus
Boa Viagem, celebrou parceria no valor de R$ 5,7 milhões pro desenvolvimento de tecnologias e inovações. Esse projeto prevê a instalação de incubadoras, fomenta startups, capacitações, treinamento de produtores e alunos em prol do desenvolvimento de tecnologias, ferramentas digitais que possam dinamizar e aumentar a competitividade de setores produtivos, como a rota do leite, trabalhando a cultura leiteira, a rota do mel, a meliponicultora e também a apicultura, a fruticultura, ovino caprino, economia circular, tecnologia da informação e comunicação e outras cadeias produtivas que estão sendo previstas para este trabalho, como é o caso da agricultura caipira e da mandioca”.
O evento foi encerrado nesta terça-feira, 13 de maio, e serviu como vitrine para as iniciativas do Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido.
Criado com recursos do MIDR no âmbito do programa Rotas de Integração Nacional, o Centro já recebeu mais de 5 milhões de reais em investimentos do ministério. O objetivo é promover formação profissional, difusão de tecnologias, fomento ao empreendedorismo e pesquisa aplicada em prol do desenvolvimento sustentável da região.
Hoje, sua atuação se estende a 60 municípios cearenses, beneficiando cerca de 1.500 pessoas ligadas as rotas do Leite, Cordeiro, Tecnologia da Informação e Comunicação, Fruticultura, Mel e Economia Circular.
Para mais informações ações do Governo Federal em Desenvolvimento Regional, acesse: mdr.gov.br
Reportagem Janaína Castro