O TikTok planeja desligar o app nos Estados Unidos se a nova legislação entrar em vigor, confirmou a plataforma ao CBS News. A nova legislação começa a valer em 19 de janeiro, na véspera da posse do novo presidente do país, Donald Trump.
As alternativas para a plataforma são limitadas: uma das soluções acontece na sexta-feira (10), dia em que a Suprema Corte vai decidir se a legislação viola a Primeira Emenda da Constituição dos EUA. Outra solução temporária seria conseguir extensão do prazo de concessão ou venda da plataforma diretamente do atual presidente Joe Biden.
próximo presidente dos EUA, Donald Trump, é favorável ao TikTok, e defendeu a permanência da plataforma durante a campanha eleitoral. Contudo, considerando que sua posse acontece somente no dia seguinte à vigência da legislação, as opções dele para defender a plataforma são limitadas.
As informações do CBS News convergem com afirmações de fontes ouvidas pela Reuters em abril deste ano. Na ocasião, pessoas familiarizadas com o assunto mencionaram que a ByteDance preferia fechar o app nos Estados Unidos a vendê-lo para alguma empresa local.
Segundo os últimos números apresentados pela ByteDance, o TikTok tem mais de 170 milhões de usuários nos EUA.
Se a legislação entrar em vigor, a plataforma ficaria inacessível por meios convencionais no país. Além disso, as lojas de apps (Play Store e App Store, por exemplo) deverão parar de distribuir o aplicativo.