A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), inicia nesta quinta-feira (15.fev), a vacinação contra a dengue de crianças de 10 a 11 anos, na Casa de Imunização Proteger. O município recebeu pouco mais de 2.000 doses da vacina contra a doença enviadas pelo Ministério da Saúde.
A vacinação acontece das 13h às 16h, e nos demais dias, das 8h às 16h, nas salas de vacinação da Proteger. Para ter acesso ao imunizante é recomendado que a pessoa leve a carteira de vacinação e cartão do SUS.
Diante do aumento alarmante dos casos de dengue que afeta o Brasil, a SESAU reforça a importância do apoio e colaboração da população no combate ao mosquito vetor da doença, eliminando criadouros, evitando acumulo de lixos, entulhos e depósitos que possam acumular águas.
O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada uma.
Orientações
Quem já teve dengue também deve se vacinar para evitar novas infecções ou, em caso de contágio, sintomas mais leves. Além disso, nessas pessoas, é esperada uma resposta melhor ao imunizante.
A recomendação para quem teve dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina. Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.