Em mais uma ação itinerante de cunho informativo, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Mulher (Semu), marcou presença durante a lavagem de Jauá, na costa do município, nesta sexta-feira (26/1). Durante o percurso religioso da festa, a equipe técnica da pasta fez a entrega de panfletos e conversou diretamente com os munícipes, falando sobre os tipos de violência e os serviços disponibilizados pela secretaria, bem como os equipamentos para atender mulheres vítimas de violência.
Além disso, nas abordagens, foram passadas informações de como a mulher deve agir caso vivencie algum tipo de violência ou, mesmo, de como proceder caso presencie alguma mulher sendo vítima. O foco principal da iniciativa é a prevenção e o enfrentamento desse tipo de situação.
Conforme explicou a psicóloga da pasta, Fernanda Costa, “ações como essa são importantes para, sobretudo, divulgar esse trabalho e falar da nossa rede de proteção. O nosso material informativo é o mais completo possível, explica sobre os tipos de violência, equipamentos que a pasta oferece, além de onde e como as mulheres devem buscar ajuda. E em caso de dúvidas, durante a conversa, nós esclarecemos”.
A colaboradora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Yolanda Pires, Edna Cezar de Melo, participou da ação e falou da satisfação em contribuir com atividades como essa. “Me sinto feliz em poder falar dos serviços ofertados pela nossa secretaria, pois acho importante eles serem divulgados de ponta a ponta”, disse.
Atenta às informações recebidas, a professora Ana Lima, 60 anos, moradora da região falou que, “tanto no que diz respeito aos esclarecimentos, sobre os tipos de violência, quanto ao amparo, que a vítima recebe através da secretaria, servem de alerta para todo mundo, pois existem muitas mulheres que não têm coragem de denunciar e continuam caladas e sofrendo”, afirmou.
O alcance de ações realizadas em festas populares foi pontuado pela também psicóloga da Semu, Camila Campos. “Dessa forma atingimos um número significativo de pessoas que desconhecem os serviços da nossa pasta e, com isso, obtemos resultados positivos, no sentido de fortalecer as mulheres e encorajá-las a buscar ajuda”, declarou.
Os festejos em Jauá fazem parte do ciclo de lavagens e festas populares de Camaçari, que integram a abertura do verão baiano. Com início dia 12/1, em Barra do Pojuca; seguido de Monte Gordo, em 19/1; e Vila de Abrantes, dia 20/1, a Semu esteve presente em todas elas. De acordo com a pasta, a receptividade do público e os resultados alcançados têm sido tão satisfatórios, que a ideia é seguir atuando nas demais festividades programadas.